Gestão de Facilities GF 311
As tarefas e leituras para cada aula serão postadas aqui, dia a dia. Localize a sua turma abaixo.
Programa 2019
Programa de aulas (provisório) disponível em https://drive.google.com/file/d/1Os2wdHUJa-yauVK7-l7R06LI9Md3b_LO/view?usp=sharing
ver:https://drive.google.com/file/d/0B6vy1gMmjvKnQnl6SENmV0lqdkU/view?usp=sharing
12/07/2014
Reflexões no Risco
Acontecimento/evento
12/06/2013
Concepção da realidade
A configuração de modelos depende da forma como concebemos a realidade. Concepções realistas (o mundo é o que apreendemos) e concepções idealistas (o mundo é o que conseguimos imaginar) vêm convivendo ao longo de milênios. A física, desde Aristóteles, Newton e Heisenberg, vem mudando o nosso entendimento sobre o que possa ser a realidade. veja artigo na Folha de M. Gleiser em http://www1.folha.uol.com.br/colunas/marcelogleiser/2013/06/1291952-sobre-a-realidade.shtml
27/10/2012
Teoria de sistemas e a previsão do futuro
É natural o desconforto diante da idéia de previsão do futuro. A modernidade nos concedeu o livre arbítrio, excluindo as interferências transcendentais de nossas vidas. Todavia, dependemos da previsão do futuro no dia a dia, fazendo uso da idéia de sistemas concebidos sob diferentes processos. Sistemas mecânicos (deterministas) explicam porque a porta se abre quando usamos uma chave e sistemas sócio-culturais (probabilisticos) dão prognósticos para nossa localização na próxima hora. Veja reportagem sobre o projeto americano da IARPA para "previsão do futuro" em 21 países latino-americanos em
https://docs.google.com/file/d/0B6vy1gMmjvKnZEdsR3pRZFFoY3M/edit?usp=sharing
Ver apoio teórico em : http://pt.scribd.com/doc/225301009/TeoriadeSistemas
14/10/2012
Gestão de Crises na nossa aula
É fato comum na administração entender que as pessoas "atrapalham". O planejado nao dá certo "por causa das pessoas". Todavia, é na emergência das crises que se percebe como o "planejado" não foi capaz de dar conta do mundo real (como vimos nos vídeos). E é na superação da crise, que nos damos conta como a ação inteligente (própria de pessoas e nao de sistemas) foi capaz de manter o funcionamento do sistema diante do inesperado. Ontem, com a chuva, foram pessoas que, de forma inteligente, encontraram solução com o que havia à mão (papelão) e foram também pessoas que prestaram solidariedade, compartilhando o uso de seus sistemas redundantes (2 guarda-chuvas de reserva no carro!).
Risco e Precaução
Condições de risco envolvem incertezas. Incerteza nao é algo ruim por intrínseco. Incerteza pode ser também espaço para oportunidades. A crise econômica denota incerteza, proporcionado perdas e oportunidades de investimento. Investir nesse contexto envolve risco. E o risco exige precaução. Veja a recomendação de analistas econômicos para aplicar sua poupança em: https://docs.google.com/file/d/0B6vy1gMmjvKnLWNFc25STk5CbjQ/edit?usp=sharing
Risco e cultura na gestão de facilities
Como se apresentam os riscos ao gestor de facilities? Quais os referenciais teóricos disponíveis para se proteger a saúde das pessoas que vivem e trabalham em ambientes configurados? Qual o papel da cultura?
Quais são as características brasileiras que proporcionam soluções originais? Ver:https://docs.google.com/file/d/0B6vy1gMmjvKnOFdMR3FvaTg0Z3M/edit?usp=sharing
Também disponível: http://gala.gre.ac.uk/9661/1/CIB21402.pdf
Turma 2019
Outras Leituras de Apoio
Para reforçar o entendimento das aulas dadas, os alunos podem baixar os textos de bibliografia complementar listados com seus links em: https://drive.google.com/file/d/1RuVFIafKXQPZk79R8EvMg5GMwmubiDlQ/view?usp=sharingPrograma 2019
Programa de aulas (provisório) disponível em https://drive.google.com/file/d/1Os2wdHUJa-yauVK7-l7R06LI9Md3b_LO/view?usp=sharing
Turma 2017
Programa 2017
A programação de aulas, endereço dos folhetos e do material de apoio está disponível em:https://drive.google.com/file/d/0B6vy1gMmjvKnZng2bEdNbkZRTWM/view?usp=sharing
rev1:https://drive.google.com/file/d/0B6vy1gMmjvKnVWJwY09WczhKZ28/view?usp=sharing
rev1:https://drive.google.com/file/d/0B6vy1gMmjvKnVWJwY09WczhKZ28/view?usp=sharing
Turma 2015
Avaliação 2015
O temário para a avaliação programada para o dia 14/12 já está disponível em:https://drive.google.com/file/d/0B6vy1gMmjvKnYjBWcXF0MDZTQkU/view?usp=sharing
Programa 2015
A programação de aulas, endereço dos folhetos e do material de apoio está disponível em https://drive.google.com/file/d/0B6vy1gMmjvKnUWZQY2o0b2NWYW8/view?usp=sharing
Atualização do Apoio Geral
Referência geral para gestão de Risco em GF
FMA-Australia. Guidelines to managing risk. FMA-Austrália, 2004.
Disp: https://drive.google.com/file/d/0B6vy1gMmjvKnaHVZdkRsQVpiU2c/view?usp=sharing
Entenda o Princípio da Precaução
FMA-Australia. Guidelines to managing risk. FMA-Austrália, 2004.
Disp: https://drive.google.com/file/d/0B6vy1gMmjvKnaHVZdkRsQVpiU2c/view?usp=sharing
Entenda o Princípio da Precaução
30/11/2015
A região norte e nordeste do Brasil vem sendo assolada por aumento de casos de microencefalia em recém nascidos.
Microencefalia ao nascer pode ter diversas razões, entre as quais a teratogênese (interferência na gestação resultando em alguma má formação).
No início da fase embrionária (nas primeiras semanas) as células são totipotentes. Interferências nessa fase podem ser superadas. No restante da fase embrionária (até a 9a. semana) as células estão se diferenciando e, se uma delas for afetada, um órgão pode deixar de se completar. A partir daí, inicia-se a fase fetal, quando as células já diferenciadas se multiplicam. Nessa fase, a exposição ao agente pode trazer transtornos como baixo peso etc, típico da gestante exposta ao monóxido de carbono (fumante).
No caso atual, faltando conhecimento científico para se entender a epidemia, o ministério da saúde recomendou evitar a gravidez entre as residentes nessas regiões. Uma medida temporária, necessária e seu respaldo não naquilo que se sabe, mas naquilo que ainda não se sabe.ver:https://drive.google.com/file/d/0B6vy1gMmjvKnQnl6SENmV0lqdkU/view?usp=sharing
12/07/2014
Reflexões no Risco
Busque o texto “explosão fere dois”, distribuído entre
apoios da aula 4, ou acesse em:
a) Considere a situação e faça as seguintes distinções
CONFORME A TEORIA DADA:
Risco/perigo/vulnerabilidade
Causa/contexto
Classes de fatores de risco
Diferentes Abordagens de risco
Prevenção/Precaução
Possível/Provável
b) Use CONCEITOS DADOS e formule na situação escolhida:
Incerteza decorrente do uso de tecnologia
Processos de operação
Configuração de crise e seu encaminhamento
Proteção do sistema
Um cálculo válido de probabilidade possível12/06/2013
Concepção da realidade
A configuração de modelos depende da forma como concebemos a realidade. Concepções realistas (o mundo é o que apreendemos) e concepções idealistas (o mundo é o que conseguimos imaginar) vêm convivendo ao longo de milênios. A física, desde Aristóteles, Newton e Heisenberg, vem mudando o nosso entendimento sobre o que possa ser a realidade. veja artigo na Folha de M. Gleiser em http://www1.folha.uol.com.br/colunas/marcelogleiser/2013/06/1291952-sobre-a-realidade.shtml
27/10/2012
Teoria de sistemas e a previsão do futuro
É natural o desconforto diante da idéia de previsão do futuro. A modernidade nos concedeu o livre arbítrio, excluindo as interferências transcendentais de nossas vidas. Todavia, dependemos da previsão do futuro no dia a dia, fazendo uso da idéia de sistemas concebidos sob diferentes processos. Sistemas mecânicos (deterministas) explicam porque a porta se abre quando usamos uma chave e sistemas sócio-culturais (probabilisticos) dão prognósticos para nossa localização na próxima hora. Veja reportagem sobre o projeto americano da IARPA para "previsão do futuro" em 21 países latino-americanos em
https://docs.google.com/file/d/0B6vy1gMmjvKnZEdsR3pRZFFoY3M/edit?usp=sharing
Ver apoio teórico em : http://pt.scribd.com/doc/225301009/TeoriadeSistemas
14/10/2012
Gestão de Crises na nossa aula
É fato comum na administração entender que as pessoas "atrapalham". O planejado nao dá certo "por causa das pessoas". Todavia, é na emergência das crises que se percebe como o "planejado" não foi capaz de dar conta do mundo real (como vimos nos vídeos). E é na superação da crise, que nos damos conta como a ação inteligente (própria de pessoas e nao de sistemas) foi capaz de manter o funcionamento do sistema diante do inesperado. Ontem, com a chuva, foram pessoas que, de forma inteligente, encontraram solução com o que havia à mão (papelão) e foram também pessoas que prestaram solidariedade, compartilhando o uso de seus sistemas redundantes (2 guarda-chuvas de reserva no carro!).
Risco e Precaução
Condições de risco envolvem incertezas. Incerteza nao é algo ruim por intrínseco. Incerteza pode ser também espaço para oportunidades. A crise econômica denota incerteza, proporcionado perdas e oportunidades de investimento. Investir nesse contexto envolve risco. E o risco exige precaução. Veja a recomendação de analistas econômicos para aplicar sua poupança em: https://docs.google.com/file/d/0B6vy1gMmjvKnLWNFc25STk5CbjQ/edit?usp=sharing
Risco e cultura na gestão de facilities
Como se apresentam os riscos ao gestor de facilities? Quais os referenciais teóricos disponíveis para se proteger a saúde das pessoas que vivem e trabalham em ambientes configurados? Qual o papel da cultura?
Quais são as características brasileiras que proporcionam soluções originais? Ver:https://docs.google.com/file/d/0B6vy1gMmjvKnOFdMR3FvaTg0Z3M/edit?usp=sharing
Também disponível: http://gala.gre.ac.uk/9661/1/CIB21402.pdf
Turma 2014
Programa
A programação de aulas, endereço dos folhetos e do material de apoio está disponível em: https://drive.google.com/file/d/0B6vy1gMmjvKnbXVTV3lfaHRvX2s/edit?usp=sharing
Aula 2
Endereço alternativo para o texto de apoio "Teoria de Sistemas":
http://pt.scribd.com/doc/225301009/TeoriadeSistemas
Aula 2
Endereço alternativo para o texto de apoio "Teoria de Sistemas":
http://pt.scribd.com/doc/225301009/TeoriadeSistemas
Turma 2013
Temário da prova
A prova marcada para o dia 10/07 inclui toda matéria para resolução de problemas com consulta aos apontamentos impressos. Não será admitido acesso à rede. O temário para os problemas a serem abordados pode ser acessado em:https://docs.google.com/file/d/0B6vy1gMmjvKnaTFOLXA1WF94Nm8/edit?usp=sharing
Programa
O programa da disciplina contém os temas, instruções para entrega de exercícios e os vários links para acesso dos folhetos das apresentações. Cada aula dispõe de um exercício para ser entrege na aula seguinte. Não se aceita por email ou em data posterior. Se você precisar faltar, transmita para um colega imprimir e entregar na sala em horário de aula.Acesse o programa e seus hiperlinks em: http://short.ie/programa2013-GF111a
Tema de aplicação 2013: "Riscos na adoção de tecnologias verdes nos edifícios"
A prova marcada para o dia 10/07 inclui toda matéria para resolução de problemas com consulta aos apontamentos impressos. Não será admitido acesso à rede. O temário para os problemas a serem abordados pode ser acessado em:https://docs.google.com/file/d/0B6vy1gMmjvKnaTFOLXA1WF94Nm8/edit?usp=sharing
Programa
O programa da disciplina contém os temas, instruções para entrega de exercícios e os vários links para acesso dos folhetos das apresentações. Cada aula dispõe de um exercício para ser entrege na aula seguinte. Não se aceita por email ou em data posterior. Se você precisar faltar, transmita para um colega imprimir e entregar na sala em horário de aula.Acesse o programa e seus hiperlinks em: http://short.ie/programa2013-GF111a
Tema de aplicação 2013: "Riscos na adoção de tecnologias verdes nos edifícios"
Aula 1: Introdução geral e Plano de Abordagem:
Natureza, função e interfaces disciplinares.
1ª questão: Consulte o texto distribuido Moss de Souza, e responda:
a) Quais são os elementos estruturais e aestruturais na gestão de edifícios (GE)? Onde fica a "opção verde"?
b) O que se entende por processo estruturante na GE?
c) Dê exemplos de uso das racionalidades instrumentais na GE. Discuta implicações na adoção de tecnologias verdes.
d) Quais as implicações do estilo de GE nas condições de operação? Exemplifique como fica a proposição de tecnologias verdes conforme o estilo.
Para acesso ao texto use http://short.ie/GF111-aula1-ap1
Para acesso ao texto use http://short.ie/GF111-aula1-ap1
Aula 2: Teoria de
Sistemas:
Teoria geral, processos e formas de proteção de sistemas.
Teoria geral, processos e formas de proteção de sistemas.
2ª questão: Conceba um edifício como um sistema e mostre o(s)
subsistema(s) destinado(s) a atender tecnologias verdes. Neste(s):
b) Destaque entidades, entrada, saída, operação, fronteira.
c) Mostre como este(s) subsistema(s) pode(m) operar conforme 3 formas arquétipos de processo (mecânico, orgânico, cibernético).
b) Destaque entidades, entrada, saída, operação, fronteira.
c) Mostre como este(s) subsistema(s) pode(m) operar conforme 3 formas arquétipos de processo (mecânico, orgânico, cibernético).
Aula 3: Conceito de Riscos, Incerteza e
Precaução:
Definições e formas de uso na engenharia, antropologia e economia
Definições e formas de uso na engenharia, antropologia e economia
3ª questão: Consulte o texto de Lieber & Romano-Lieber
(ref ) e configure uma situação de risco para adoção de uma tecnologia verde
sob 3 perspectivas diferentes (objetiva, subjetiva e crítica).
Aula 6a: Vulnerabilidade e Confiabilidade (complemento):
A construção de árvores de falhas, como visto na aula 5, pode ser melhor ponderada com dados de confiabilidade. Veja folheto de aula complementar em https://docs.google.com/file/d/0B6vy1gMmjvKnOFNFNWVvMWxERmc/edit?usp=sharing
Aula 6a: Vulnerabilidade e Confiabilidade (complemento):
A construção de árvores de falhas, como visto na aula 5, pode ser melhor ponderada com dados de confiabilidade. Veja folheto de aula complementar em https://docs.google.com/file/d/0B6vy1gMmjvKnOFNFNWVvMWxERmc/edit?usp=sharing
Turma 2011-2012
Composição das Médias para Turma GF111 2011-2012
GF 111 Gestão de Riscos e Crises
O programa da disciplina contém os temas, instruções para entrega de exercícios e os vários links para acesso dos folhetos das apresentações. Cada aula dispõe de um exercício para ser entrege na aula seguinte. Não se aceita por email ou em data posterior. Se você precisar faltar, transmita para um colega imprimir e entregar na sala em horário de aula.Acesse o programa e seus hiperlinks em:http://www.fileden.com/files/2009/2/27/2341097/GF111/programa-GF111-2011 (aluno).doc
As tarefas e leituras para cada aula serão postadas aqui, dia a dia.
Para uma introdução geral ao temário, perspectiva de abordagem e dimensão do problema,ver:
Para uma introdução geral ao temário, perspectiva de abordagem e dimensão do problema,ver:
LIEBER, R. R. . Risk, culture, and implementing environmental health in facilities management. In: CIB W070 International Conference in Facilities Management - FM in the experience Economy, 2010, São Paulo. CIB W070 International Conference in Facilities Management - Facilities Management in the experience Economy. São Paulo : Department of Construction Engineering - Escola Politécnica da USP, 2010. v. 1. p. 457-473. Disponível em:http://www.fileden.com/files/2009/2/27/2341097/GF111/renato_lieber-full-rev1-form.pdf
Aula 1: Introdução geral e Plano de Abordagem:
Natureza, função e interfaces disciplinares.
1ª questão: Consulte o texto distribuido Moss de Souza, e responda:
a) Quais são os elementos estruturais e aestruturais na gestão de edifícios (GE)?
b) O que se entende por processo estruturante na GE?
c) Dê exemplos de uso das racionalidades instrumentais na GE. Discuta implicações.
d) Quais as implicações do estilo de GE nas condições de operação?
Para acesso ao texto use http://www.fileden.com/files/2009/2/27/2341097/GF111/moss-engrenagens.pdf
Para acesso ao texto use http://www.fileden.com/files/2009/2/27/2341097/GF111/moss-engrenagens.pdf
Aula 2: Teoria de Sistemas:
Teoria geral, processos e formas de proteção de sistemas.
2ª questão: Conceba um edifício como um sistema e:
b) Destaque entidades, entrada, saída, operação, fronteira
c) Mostre como este sistema pode operar conf 3 formas arquétipos de processo (mecânico, orgânico, cibernético)
b) Destaque entidades, entrada, saída, operação, fronteira
c) Mostre como este sistema pode operar conf 3 formas arquétipos de processo (mecânico, orgânico, cibernético)
Aula 3: Conceito de Riscos, Incerteza e Precaução:
Definições e formas de uso na engenharia, antropologia e economia.
Teorias e técnicas no estudo de riscos. Distinção entre evento e acontecimento, auditorias, “árvore de eventos”, “árvore de falhas, “incidente crítico”.
4ª questão: Consulte um dos textos distribuidos ("explosão fere 2", "operário morre no elevador", "SARS", "estivador") e atenda o solicitado abaixo:
a) Separe os eventos do acontecimentob) Estabeleça os aspectos do contexto (ambiental, tecnológico, organizacional e sócio-cultural).
Para acesso aos textos use:http://www.fileden.com/files/2009/2/27/2341097/GF111a/qestão da aula 4_casos_.pdf
Ou acesso a duplicata em: http://www.fileden.com/files/2009/2/27/2341097/GF111a/qestão-aula4-casos.pdf
Aula 5: Avaliação Quantitativa:
Modelagem, teoremas de estatística, método de momentos, simulação Monte Carlo.
5ª questão: Faça uso da tabela de freqüência e das árvores de falha e eventos distribuídas e calcule as probabilidades. Acesso ao material em:http://www.fileden.com/files/2009/2/27/2341097/GF111a/exercicio-quant2.pdf
Aula 6: Vulnerabilidade e confiabilidade:
Definições, análise dimensional, uso de nomogramas e tabelas padrão. Erro, ignorância, benchmarking e distribuição de Pareto na confiabilidade.
Aula 7: Controle de riscos:
Controle de perdas, garantia de operações, proteção de sistemas, treinamento, redundâncias e folgas.
7ª questão: "Discurso operário" Leia o texto "Discurso operário", acesse em:http://www.fileden.com/files/2009/2/27/2341097/GF111a/ABET-95-DISCURSO.pdf
com alternativa (mirror) em http://pt.scribd.com/doc/73736709
com alternativa (mirror) em http://pt.scribd.com/doc/73736709
Busque as questões a serem respondidas em:http://pt.scribd.com/doc/73737361 com alternativa (mirror) em:http://www.fileden.com/files/2009/2/27/2341097/GF111a/questão-aula 7 controe-2010.doc
Aula 8: Procedimentos na gestão de riscos:
Aula 8: Procedimentos na gestão de riscos:
Propósitos, etapas e meios. Risco e cultura (comunicação e aceitabilidade de riscos). Procedimentos normativos, financeiros (contrato de seguro) e legais (culpa e responsabilidade civil).
8ª questão: Leia o texto “Equilíbrio pontuado” e responda:
8ª questão: Leia o texto “Equilíbrio pontuado” e responda:
a) Quais são as grandes distinções quando se compara sistemas biológicos (ecossistemas) com sistemas sociais durante o processo evolutivo?
b) Como usar melhor os sistemas socio-culturais a partir desse entendimento para promover inovação?
Aula 9: Procedimentos na gestão de crises:
Deflagradores, implicações, medidas reativas e pró-ativas, planos e estratégias nas emergências.
9ª questão: Leia o texto de Rancine, "O princípio da insegurança” e responda:
a) Quais são os riscos da gestão de riscos?
Avaliação